Blog de novidades

Ovários Policísticos - O Que é, Causas e Sintomas, Prevenção e Tratamentos

Gravidez pós-aborto: tudo o que você precisa saber!

Categoria Publicado as 16:40, em 04 de Março de 2015

Você está pensando em engravidar novamente após ter sofrido um processo de abortamento? Você deve estar se sentindo ansiosa ou confusa sobre qual foi o motivo pelo qual você sofreu o abortamento e quando deverá engravidar novamente. Esse texto foi desenvolvido no intuito de orienta-la a respeito do melhor período de engravidar após o abortamento e os principais passos para você ter uma gestação saudável.

O que causa o abortamento?

Abortamento é a perda espontânea ou induzida da gravidez antes de 20 semanas de gestação. A maioria dos abortamentos ocorre porque o feto não se desenvolveu corretamente. Problemas de divisões cromossômicas ou genéticos são típicos resultados de erros que acontecem por acaso durante a divisão e crescimento embrionário, sendo que isso não ocorre por problemas paternos ou maternos. Às vezes, algumas doenças maternas, tais como diabetes descontrolada ou problemas uterinos, também podem levar ao abortamento. Entretanto, a maioria das causas de abortamento permanece desconhecida pelo obstetra.

Cerca de 10 a 20% das gestações evoluem para abortamento. A incidência real deve ser maior, pois muitos abortamentos ocorrem de forma tão precoce que a mulher não consegue identificar que estava grávida.

O aborto geralmente acontece uma vez na vida da mulher. A maioria das pacientes que sofreram um processo de abortamento irá engravidar e apresentar uma gestação saudável. Menos de 5% das mulheres irão ter um novo episódio de abortamento e apenas 1% irá apresentar três ou mais abortamentos.

Existe algum exame recomendado que deva ser realizado antes de tentar engravidar após ter sofrido um processo de abortamento?

Se você passou pela experiência de ter sofrido mais de dois abortamentos, você deve se submeter a uma análise minuciosa sobre as possíveis causas do abortamento de repetição. Geralmente a causa não é identificada, porém existem diversos outros motivos que podem ser identificados. O ideal é coletar esses determinados exames:

  • Triagem infecciosa: coleta de exames sorológicos para HIV, hepatite B, hepatite C, sífilis, toxoplasmose, rubéola, CMV, HTLV I/II, parvovírus B19;
  • Cariótipo de sangue periférico paterno e materno: exame sanguíneo que analisa a estrutura cromossômica do pai e da mãe;
  • Pesquisa de trombofilias: exames sanguíneos que avaliam se a mãe é portadora de alguma doença que possa aumentar a coagulação sanguínea e prejudicar o fluxo de sangue que vai para o bebê. A principal trombofilia responsável pelo abortamento de repetição se chama síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAAF) e é caracterizada por perdas gestacionais precoces sequenciais;
  • Ultrassonografia transvaginal: exame que avalia o formato do útero e dos ovários em busca de algum sinal que evidencie cisto ovariano ou malformação estrutural uterina;
  • Histeroscopia diagnóstica: exame que avalia o interior da cavidade uterina em busca de alguma possível malformação uterina, tal como o útero septado;

Caso a causa do abortamento não seja identificada, não perca a fé. Cerca de 60 a 70% das mulheres com abortamento sem causa evidente irão apresentar uma gestação saudável no futuro.

Qual é o melhor período para engravidar após sofrer um aborto?

De um tempo para você curar as mágoas de uma perda gestacional precoce antes de tentar engravidar novamente.

A recuperação física após um processo de aborto geralmente demora cerca de poucos dias. Sua menstruação irá provavelmente retornar após quatro a seis semanas e é possível engravidar no ciclo menstrual imediatamente após o processo de aborto.

Lembre-se, entretanto, que o aborto gera um intenso sentimento de perda. Você e seu marido podem experimentar uma variação de sentimentos, tais como raiva, tristeza ou culpa. Não apresse o processo de recuperação emocional.

A partir do momento que você se sentir preparada para engravidar novamente, pergunte para o seu médico quais deverão ser os próximos passos. Sempre leve em consideração isso:

  • Caso você tenha sofrido um episódio de aborto: a Organização Mundial de Saúde recomenda que se espere pelo menos cerca de 6 meses antes de tentar engravidar novamente, porém alguns estudos não encontraram evidência científicas que aprovem esse tempo. Na realidade, alguns estudos demonstraram que a mulher que engravida antes de 6 meses apresenta menos complicações quando comparada àquelas que aguardam pelo menos 6 meses para engravidar novamente. Caso você seja saudável e se sinta preparada, a nossa recomendação é aguardar três meses para tentar engravidar novamente.
  • Caso você tenha sofrido dois ou mais episódios de aborto: provavelmente seu médico deverá solicitar exames para determinar a causa específica do abortamento de repetição, bem como introduzir um tratamento adequado antes de iniciar uma nova tentativa de gestação.
  • Caso você tenha sofrido uma gestação molar: a gestação molar ocorre quando a placenta se desenvolve em uma massa anormal repleta de cistos ao invés de se transformar em uma placenta viável para gravidez. Caso você tenha sofrido uma gestação molar, seu médico deverá recomendar que você aguarde pelo menos seis meses antes de tentar uma nova gestação.

Existe algum preparo que deva ser realizado para aumentar as minhas chances em obter uma gestação saudável?

Escolher um estilo de vida saudável antes e durante a gravidez auxilia a manter a sua saúde e do bebê.

Inicie tomando as vitaminas pré-natais necessárias ou a suplementação de ácido fólico de forma correta, idealmente cerca de 3-6 meses antes da gestação. Também é extremamente importante estar com o peso ideal – o que pode ser obtido por meio de uma alimentação saudável em conjunto com a prática de exercícios físicos. Limite à ingestão de cafeína. Evite situações de estresse e evite o fumo ou o uso de drogas. Bebidas alcóolicas devem ser evitadas durante esse período.

Caso você tenha sofrido múltiplos abortos, a futura gestação deve ser bem planejada e altamente monitorada. Consulte o seu ginecologista antes de tentar engravidar novamente.

Parceiros

© Todos os direitos reservados. Clínica Abrão - 2024
Design e Tecnologia: