Conheça nossos procedimentos

Vídeo Histeroscopia Diagnsotica
Vídeo Histeroscopia Diagnsotica

Vídeo Histeroscopia Diagnóstica

Vídeo Histeroscopia Diagnóstica

Histeroscopia é uma técnica da área da Ginecologia que efetua a inspeção médica da cavidade uterina através de endoscopia. Permite o diagnóstico de patologias intrauterinas e serve como método para intervenção cirúrgica.

A histeroscopia diagnóstica é um exame realizado para observar a cavidade uterina e o canal cervical. A grande vantagem é a possibilidade de sua realização em ambulatório sem o uso da anestesia e sem requerer internação/internamento.

Ela permite a visualização direta do interior do útero, com introdução de instrumental e uma ótica via vaginal que varia de 1,2mm a 4mm de diâmetro, podendo ser realizada no próprio consultório.

Através da vídeo-histeroscopia, introduz-se pela vagina uma fina fibra óptica no canal uterino, que leva luz ao seu interior, bem como um gás (gás carbônico) para distendê-la, tudo controlado pelo histeroflator automático que oferece proteção e segurança quanto à absorção de CO² pela paciente. A utilização do gás está contudo a ser substituída pela utilização de soro fisiológico como meio de distensão, o que é mais seguro e permite além disso a realização de cirurgia histeroscópica com recurso à electrocirurgia bipolar em meio líquido (técnica de "ver e tratar"), um avanço muito importante. À óptica referida acopla-se uma micro câmera, que leva a imagem até um monitor de TV permitindo assim a visualização do canal cervical com uma nitidez magnífica e as patologias existentes neste local. Após o exame a paciente poderá retornar às suas atividades cotidianas normais. Todos os exames são fotografados e por vezes gravados em vídeo.

A este recurso dá-se o nome de histeroscopia diagnóstica.

Indicações diagnósticas:

  • Infertilidade.
  • Abortamento habitual.
  • Sangramento uterino anormal.
  • Pólipos.
  • Miomas.
  • Aderências.
  • Espessamento do endométrio.
  • Adenocarcinoma do endométrio.

Cavidade uterina visualizada na histeroscopia diagnóstica

Indicações da Histeroscopia Cirúrgica:

Após a constatação de alguma patologia que tenha necessidade cirúrgica, o médico solicitará uma internação/internamento da paciente para realização da Histeroscopia Cirúrgica, cujo tratamento também poderá ser feito pela via endoscópica. A Vídeo Histeroscopia operatória permite que a cirurgia seja feita através do colo do útero, sem necessidade alguma de incisões ou cortes, em ambiente hospitalar, com internação/internamento de, no máximo, 24 horas.

Apesar de ser realizada da mesma forma que a Histeroscopia Diagnóstica, a Vídeo Histeroscopia operatória exige internação/internamento e anestesia, pois os instrumentos utilizados são mais calibrosos. Mesmo assim o método reduz significativamente o risco de infecção hospitalar e o tempo de recuperação da paciente é mínimo.

Mais recentemente, está em implantação crescente a Histeroscopia Cirúrgica em consultório (Histeroscopia Office), a qual permite, no mesmo tempo, realizar a Histeroscopia Diagnóstica e a Histeroscopia Cirúrgica (técnica de "ver e tratar"), sem recurso a internamento/internação, recobro e sem necessitar de qualquer anestesia. Esta técnica permite à paciente efetuar a sua cirurgia por histeroscopia no consultório e regressar de seguida à sua vida normal, com muito menos riscos e custos. Um avanço recente foi a introdução da Anestesia Histeroscópica, uma técnica de anestesia focal/local, a qual permite anestesiar dentro do canal cervical (colo do útero) e dentro da cavidade uterina, potenciando muito a capacidade da Histeroscopia Office sem anestesia, nalguns casos selecionados.

A histeroscopia apresenta menos de 1% de complicações cirúrgicas. Indicações Cirúrgicas:

  • Retirada de miomas
  • Retirada de pólipos.
  • Retirada de sinéquias (cicatrizes) ou de septos (alteração congênita).
  • Ablação do Endométrio (alternativa à histerectomia) para diminuição de hemorragias.
  • Remoção de corpo estranho.
  • Biópsia dirigida.
  • Cateterização/laqueação tubária.
  • As principais indicações da Vídeo Histeroscopia Diagnóstica são:
    · Diagnosticar suspeitas de miomas ou pólipos (previamente diagnosticados no Ultrasom).
    · Sangramentos Uterinos Anormais .
    · Diagnósticos de les ões pré-malignas do endométrio realizando biópsias dirigidas para posterior análise anatomopatológica.
    · Casos de Infertilidade decorrentes de mal formações uterinas ou sinéquias (cicatrizes ).
    Pacientes no Climatério que vão ser submetidas a Reposição Hormonal para excluir qualquer patologia endometrial
    A Vídeo Histeroscopia Diagnóstica é realizada em consultório sem necessidade de anestesia nem sedação prévia. Em alguns casos pode ser necess ária a administração de um inibidor de prostaglandinas ou um espasmolítico uma hora antes do exame

 

Parceiros

© Todos os direitos reservados. Clínica Abrão - 2019
Design e Tecnologia: