Blog de novidades

Ovários Policísticos - O Que é, Causas e Sintomas, Prevenção e Tratamentos

Mitos e Verdades sobre o climatério e menopausa

Categoria Publicado as 16:06, em 17 de Julho de 2015

No decorrer da história a figura da mulher quase sempre ficou no anonimato. No que diz respeito à saúde, uma imensa maioria morria muito cedo devido a condições precárias de higiene e por viverem em uma época em que a medicina estava ainda engatinhando.
Se em alguns períodos um simples parto poderia ser fatal, a menopausa então era um verdadeiro mistério.

As mulheres que alcançavam o climatério muitas vezes ficavam isoladas e pareciam desprovidas de sonhos e desejos. Com o passar do tempo elas começaram a viver mais, mas muitos mitos e tabus daquela época acompanharam o climatério até os dias de hoje.

Confira nessa matéria o que é verdade e o que é mito com relação a esta fase feminina.


>> Todas as mulheres sentirão todos os sintomas do climatério?

Existem alguns sintomas clássicos que podem surgir com a chegada do climatério e entre os mais populares estão os fogachos, ou ondas de calor. Como cada organismo feminino é diferente um do outro pode ser que nem toda mulher tenha ondas de calor, porém podem surgir outros sintomas, pois devido à carência hormonal todas as mulheres terão algum tipo de sinal nesta fase. O uso de TH pode ajudar a diminuir os sintomas, quaisquer que sejam, inclusive, como já vimos, a TH Fisiológica age estimulando o próprio organismo da mulher. Se tiver qualquer dúvida a este respeito, converse com seu médico na próxima consulta.

>> Não preciso de tratamento porque não sinto nenhum sintoma.

Não é bem assim. Muitas doenças que aparecem com a idade são silenciosas e não apresentam sintomas como é o caso da osteoporose. Apesar de ser algo que não podemos sentir, pode estar ocorrendo perda de massa óssea, que acontece porque em determinada época da vida os ossos tendem a absorver menos cálcio.

O importante é consultar sempre seu médico para garantir seu bem-estar. Além da osteoporose, a deficiência hormonal a longo prazo pode provocar uma série de disfunções como incontinência urinária, problemas sexuais, dificuldade cognitiva, aumento da gordura abdominal, ressecamento de pele e cabelo, entre outras.


>> Todas as mulheres estão sujeitas a ter osteoporose

Mito. Existe uma série de fatores que vão contribuir para desenvolver ou não osteoporose.

Mulheres brancas e orientais, com ossatura estreita, fumantes, sedentária e com baixa ingestão de cálcio diária, têm mais probabilidade de desenvolver a osteoporose.

A partir dos 35 anos ocorre uma perda natural da massa óssea o que pode fazer com que a mulher desenvolva a doença. Fique atenta e fale sempre com seu médico.


>> Os hormônios causam câncer

Depende. Existem mulheres nas quais os tecidos da mama e do endométrio já não estão sadios. Nestes casos o uso de hormônios pode estimular o crescimento de um câncer.

O risco pode ser avaliado através de exames como mamografia e ultrassom pelo seu médico. Em mulheres consideradas sadias, o uso de TH é seguro, mesmo em longo prazo.


>> As relações sexuais ganham mais qualidade com a TH.

A terapia hormonal ajuda a melhorar fatores que dependem de hormônios para funcionar, como é o caso da lubrificação vaginal, excitação e desejo. Porém, a cumplicidade com o parceiro e a boa relação são fundamentais para a qualidade da vida sexual.

Parceiros

© Todos os direitos reservados. Clínica Abrão - 2024
Design e Tecnologia: